quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DESIGN: o que é proporção áurea?

Fuçando por aí, encontrei este artigo, que explica de forma simplificada, a respeito da proporção áurea (é chamada frequentemente de proporção divina ou de ouro, número áureo, número de ouro, proporção dourada, segmento áureo...) e onde é possível encontrá-la. Trata-se de uma constante real algébrica irracional representada pela letra grega (phi). Seu valor arredondado é igual a 1,618.


O matemático Luca Pacioli inventou a contabilidade moderna. Em 1509 ele e seu amigo Leonardo (aquele da cidade de Vinci) publicaram o livro “Divina Proportione” (sim, isso é latim) – uma pesquisa sobre proporções divinas na natureza.

Foi baseado nos estudos mais antigos de Fibonacci que Pacioli descobriu que as coisas na natureza evoluem exponencialmente. Descobriu que a natureza é baseada nos números 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34… (nada relacionado com os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42 – isso é de Lost, seu nerd).

Quando cada um destes números é somado com o número anterior, cria o próximo (1+1=2, 1+2=3, 3+2=5, etc). A imagem acima é baseada na proporção perfeita.

Então o Leonardo e outros estudiosos começaram a utilizar essa fórmula da “proporção divina da natureza” como base nas suas composições.

Assim que ele começou…

…não tinha mais como parar ele. Era como cocaína, só que mais nerd.

Então começaram a descobrir a proporção divina em todos os lugares…

..desde a proporção do rosto humano…

à proporção de insetos.

Descobriram que a arquitetura clássica foi baseada nela

E que mais tarde inspirou gerações futuras, desde os construtores da catedral Notre Dame…

…á Corbusier…

…cartões de crédito…

…o iPod…

…o iMac…

…embalagens de produtos da Apple (você tá notando algum padrão aqui?).


E aí? Ficou fascinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário