terça-feira, 28 de agosto de 2012

Reciclagem: jardim suspenso

É hora de falar de reciclagem. Todos estamos (ou ao menos tentando estar) na onda de cuidar do planeta, reaproveitar, reutilizar e reciclar objetos para diminuir a quantidade de lixo jogado fora. Estamos tentando ter mais qualidade de vida, certo? Comer comidas menos gordurosas, mais saborosas, com menos sódio e etc. A dica de hoje une um pouquinho de cada coisa! É possível reaproveitar, reutilizar e reciclar objetos transformando-os em uma bela jardineira, fazer uma bela hortinha e ainda trazer um pouco da natureza para dentro de casa! Qualquer espaço com um pouco de sol já serve. Confira!

Ideias super criativas.
Achei super charmosa esta ideia. As latas podem ser furadas com pregos no fundo para escorrer a água e afixadas com parafusos, suportes ou distribuídas em um prateleira, por exemplo.



Outra imagem para exemplificar uma distribuição similar (usando vasos de plantas).


Usando fibra de coco.
 Aspargos e prquídeas nos vasos de fibra de coco

Parede com painéis e vasos de fibra de cocoPlaca com vaso de fibra de coco


Caixotes de madeira podem ser usados para plantas que precisam de pouca água (para não apodrecer a madeira basta apenas borrifar um pouco de água). Para enfeitar a parte de dentro da casa, deve-se colocar sob a luz indireta do sol (ambientes bem iluminados). As suculentas são uma boa opção (imagem). Não crescem muito e podem ser cultivadas em pequenos vasinhos. São originárias do deserto e não exigem muita manutenção. Gostam do sol, portanto deixe-as perto da janela. Podem ser adquiridas a partir de R$1,00.


Se a vontade é de usar madeira... uma opção é o estrado.
Sacada de apartamento ganha jardim vertical em palete de madeira


Os jardins verticais podem ser feitos de pet e criatividade.

 Veja o passo a passo para fazer sua jardineira de PET l Foto: Revista Artesanato

 A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças. l Foto: Jardinagem Libertária


Que tal reciclar um galão? A criançada pode ajudar e se divertir pintando e lambuzando tudo.


Mais uma ideia: uma sapateira de nylon sem sapatos e multiuso!


Existe ainda a opção de quadro vivo, um charme!


Enfim, em praticamente tudo podemos colocar um pouquinho de natureza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário