O texto a seguir foi retirado do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),
entregue em dezembro de 2011 à faculdade Fortium em Brasília.
A reprodução é permitida desde de que citada a fonte.
ADG BRASIL Associação dos Designers Gráficos. O valor do design: guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: SENAC, 2003.
ADOBE. Adobe Garamond Pro. [S.d.]. (verbete) Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2011.
______. Cantoria. [S.d.]. (verbete) Disponível em: html/index.cfm?store=OLS-BR&event=displayFontPackage&code=1160>. Acesso em: 20 nov. 2011.
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos de Design Criativo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BANN, David. Novo manual de produção gráfica. Porto Alegre: Bookman, 2010.
BLACKWELL, Lewis; BRODY, Neville. G1: Subj: Contemp. Design, Graphic. London: Laurence King, 1996.
BONETTI, Alinne de Lima; ABREU, Maria Aparecida A. Faces da Desigualdade de Gênero e Raça no Brasil. Brasília: Ipea, 2011.
BRINGHURST, Robert. Elementos do Estilo Tipográfico. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
CARTER, Rob. Experimental Typography. Celigny, Switzerland: Roto Vision, 1997.
COLLARO, Antonio Celso. Projeto Gráfico: teoria e prática da diagramação. 4. ed. São Paulo: Sumus, 2000. (Novas buscas em comunicação; v. 20).
CRATO, Nuno. Origem do formato do papel A4. Revista Actual, 7 jun. 2003. Disponível em: <http://sergiosponto.wordpress.com/2011/02/17-/origem-do-formato-do-papel-a4/>. Acesso em: 16 jun. 2011.
DONDI, Donis. A. Sintaxe da Liguagem Visual. 2. Ed. São Paulo: Martins Fonte, 1997.
FARIAS, Priscila. Legibilidade e Tipografia. Tupigrafia. São Paulo, n.3, p. 26-28, 2003.
HASLAM, Andrew. O Livro e o Designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: Edições Rosari, 2007.
HENDEL, Richard. O Design do Livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Site institucional. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1226&Itemid=68> Acesso em: 2 jun. 2011.
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Site institucional. Radar Social. Brasília: Ipea, 2002.
JACCOUD, Luciana de Barros. Desigualdades Raciais no Brasil: um balanço da intervenção Governamental. Brasília: Ipea, 2002.
JURY, David. About Face: Reviving the Rules of Typography. Mies: Rotovisio.
LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MYFONTS. Rotis. [S.d.]. (verbete). Disponível em: <http://new.myfonts.com/fonts/linotype/agfa-rotis-semi-serif/>. Acesso em: 20 nov. 2011.
NEWARK, Quentin. O que é design gráfico? Porto Alegre: Bookman, 2009.
NIEMAYER, Lucy. Tipografia: uma apresentação. 3. Ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
PÁDUA, Clarindo Isaías Pereira da Silva. Engenharia de Usabilidade Material de Referência. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/49849688/14/ANALISE-DE-PRODUTOSCONCORREN-TES-OU-SIMILARES>. Acesso em: 14 jun. 2011.
PEREIRA, Aldemar A. Tipos: desenho e utilização de letras no projeto gráfico. 2. Ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.
PERROTTA, Isabella. Tipos e grafias. Rio de Janeiro: Viana et Mosley, 2005.
PHILIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blusher, 2008.
RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 10. ed. Brasília: LGE, 2007.
ROCHA, Claudio. Projeto tipográfico: análise e produção de fontes digitais. 3. Ed. São Paulo: Edições Rosari, 2005
SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
SANTOS, Marielle Sandalovski. Design de notícias: uma questão holística. Biblioteca de Ciências da Comunicação: 2005. Disponivel em: design-de-noticias.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2011.
SPERB, Daniel Quintana. Definindo Design. 2009. Disponível em: <http://andafter.org/pu-blicacoes/definindo-design_1314.html>. Acesso em: 15 jun. 2011.
TONDREAU, Beth. Criar Grids: 100 fundamentos de layout. São Paulo: Editora Blücher, 2009.
URBIM, Carlos. Nasce um livro: tudo que você sempre quis saber e não tinha para quem perguntar. Porto Alegre, RS: Sindigraf-RS/Abigraf-RS, 2004. 32 p.
VIEIRA, Eduardo. A importância do design para as empresas e indústrias... o valor do design. Design em dia, Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: design/artigos/valordodesign.htm>. Acesso em: 14 jun. 2011.
VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. 5. Ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
WILLBERG, Han Peter; FORSSMAN, Friederich. Primeiros Socorros em Tipografia. São Paulo: Edições Rosari, 2007.
WILLIANS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. 3. ed. São Paulo: Callis, 2009.
WOLLNER, Alexandre. Design Visual 50 Anos. São Paulo, SP: Cosac & Naify, 2003.
ZARNEY, Kim. The Core Creative Concept in Branding: A Streamlined Approach. Design Management Journal. v.38. Outono 2002: 38.
Nenhum comentário:
Postar um comentário