sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Design Gráfico e projeto de design gráfico


O texto a seguir foi retirado do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),
entregue em dezembro de 2011 à faculdade Fortium em Brasília.

A reprodução é permitida desde de que citada a fonte.
Villas-Boas (2003) sintetiza: "design gráfico se refere à área de conhecimento e à pratica profissional especificas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que com põem peças gráficas destinadas a reprodução com objetivo expressamente comunicacional".
Morfologicamente, design gráfico é uma atividade de ordenação projetual de elementos estético-visuais textuais e não textuais com fins expressivos Para reprodução por meio gráfico, assim como o estudo desta atividade e a analise de sua produção. Essa produção inclui a ilustração, a criação e a ordenação tipográfica, a diagramação, a fotografia e outros elementos visuais. No entanto, não inclui nenhuma delas isoladamente: o design gráfico é justamente a combinação de todos estes elementos com os fins e meios acima descritos (ainda que, em projetos muito específicos, estes elementos possam constar isoladamente). Uma produto de design gráfico, portanto, reúne estes elementos estético-formais ordenados numa perspectiva projetual e é realizado para reprodução, é reproduzível e é efetivamente reproduzido a partir de um original (VILLA-BOAS, 2003).
Villas-Boas (2003) diz ainda que design gráfico é a atividade profissional e a consequente área de conhecimento cujo objeto e a elaboração de projetos para reprodução por meio gráfico de peças expressamente comunicacionais. Estas peças - cartazes, páginas de revistas, capas de livros e de produtos fonográficos, folhetos etc. - tem como suporte geralmente o papel e como processo de produção a impressão.
Não à toa, Livingston & Livingston (1992 apud VILLAS-BOAS, 2003) definem o design gráfico como uma "atividade de combinação". Um projeto de design gráfico consiste num todo que é formado tanto por um texto diagramado e por elementos tipográficos de maior destaque quanto por ilustrações, fotos, elementos acessórios como fios etc. Ou seja: um projeto de design gráfico é um conjunto de elementos visuais – textuais e/ou não-textuais –reunidos numa determinada área preponderantemente bidimensional e que resulta exatamente da relação entre estes elementos. Num projeto gráfico, os componentes tipográficos (ou seja, as "letras") são tratados com a mesma importância visual que, por exemplo, um desenho ou uma foto. Em geral, são protagônicos (ou, pelo menos, deuterogônicos) no que se refere a composição estético-formal, mas não necessariamente únicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário