quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DECORAÇÃO: STENCIL

 Reprodução

Estêncil é uma técnica usada para reproduzir uma forma ou imagem com tinta usando um molde feito de acetato (ou outro tipo de material). É uma técnica que vem se destacando bastante e a cada dia mais ganhando novos adeptos é o stencil. O stencil pode ser feito em camisetas, e outros objetos. Fazer stencil na parede da casa também fica bem legal. O stencil é uma maneira de deixar a sua casa ainda mais bonita. 

Basicamente, os matérias para fazer stencil são os seguintes: 
. 1 estilete profissional estreito artístico;
. 1 rolo de fita crepe; 
. 1 tubo de tinta spray – a tinta comum também pode ser usada, porém será necessário também um pincel ou rolo –;
. 1 tubo de cola spray – 3M;
. figura impressa
. tantas folhas de acetato quanto necessário para os desenhos;
. Base de vidro para recortar; e
. Jornal para forrar

Para isso, coloque o acetato por cima da figura impressa e prenda-os com a fita, para não escorregar. Com o estilete adequado, corte o acetato seguindo o contorno da figura, pressionando-o sobre ela com a mão que estiver livre. Tenha cuidado com a lâmina do estilete, para evitar acidentes.

Depois de fazer o contorno principal, apare e corte, eliminando imperfeições e dando o acabamento ao molde. Feito isso, pinte com o rolo a área vazada do molde, que deve ser grudado na parede com fita crepe. Depois que terminar a pintura, retire o molde com cuidado para não estragar.

Dicas:
1. lembre-se que a folha de acetato deve cobrir toda a área da gravura;
2. você deve ter uma margem de segurança para que, com a pintura, você não ultrapasse e suje a parede em torno do estêncil. 
3. Você pode também reaproveitar chapas de raio-X, recortando-as e fazendo delas moldes para estêncil. Você também pode usar cartolina e papelão para fazer os moldes, contudo, eles serão descartáveis ao passo que o de acetado pode durar anos.

Passo a passo
 Reprodução 
1 - Grude a folha com o desenho na folha de acetato usando a fita crepe
 Reprodução 
2 - Recorte as regiões escuras do desenho, depois remova o papel e separe as estruturas






  

 Reprodução 
3 - Passe cola spray no molde que será colado à parede, de maneira que a parte vazada é onde será formado o desenho.
 Reprodução  
4 - Forre o chão e a área em volta do estêncil com jornal para que o jato de spray não manche as laterais









 Reprodução 
5 - Aplique o spray com movimentos constantes a cerca de 30 cm de distância. Fique atento para que a aplicação seja uniforme e para que os jatos de tinta tenham preenchido todos os espaços
 Reprodução 
6 - Agora é só retirar a folha de acetato. O spray tem secagem rápida, mas é bom conferir se a tinta já secou para prevenir qualquer vazamento