quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DECORAÇÃO: como aplicar papel de parede

Aprenda como aplicar o papel de parede por conta própria!

Mulheres aplicando papel de parede
Instalar papel de parede não é tão difícil quanto parece. Siga as dicas
Foto: Getty Images
Quer renovar os ambientes da casa, sem apelar para latas e latas de tinta? Aposte nos papéis de parede. Para fazer uma aplicação perfeita de papel de parede, é importante ficar atento à qualidade do papel e, principalmente, ao lote. Quem dá a dica é Geisa Cardoso, supervisora de instalação da Casa do Papel de Parede, em São Paulo. Ela também explica como fazer a manutenção do papel. É simples: basta limpá-lo com pano úmido! Confira o passo a passo abaixo:

Você vai precisar de:
. Balde médio para diluir a cola
. Escada
. Fita métrica
. Broxa ou rolo de pintura
. Tesoura
. Estilete afiado
. Espátula para corte, de preferência de aço
. Pano seco
Passo a passo

Como aplicar papel de parede
1. Limpe a parede com pano úmido e espere secar. Se houver alguma imperfeição, passe uma lixa para aumentar a aderência do papel.

2. Meça a superfície e defina o tamanho das tiras. Corte o papel e deixe 0,10 cm para o recorte no teto e outros 10 cm para o rodapé.

Como aplicar papel de parede
3. Passe cola (veja abaixo as instruções para prepará-la) em abundância, do centro para as bordas. Dobre o papel, juntando as pontas. Espere 1 minuto e passe mais uma mão de cola.

4. Comece aplicando o papel no teto. Espere colar e vá desenrolando até o chão. Repita o processo, dispondo uma folha ao lado da outra.

 
Como aplicar papel de parede
5. Conforme for colando o papel, passe um pano seco para retirar o excesso de cola. Dê leves tapinhas para evitar as bolhas.

6. Recorte os excessos de papel fazendo vincos firmes com a espátula. Passe o estilete para reforçar e puxe a rebarba com as mãos.


Como fazer a cola para aplicar o papel de parede
Use cola em pó, diluída em água, sem química e sem cheiro. É a mais adequada para a aplicação do papel de parede. No início, quando é misturada, ela parece um mingau cheio de bolas, mas se dissolve após uma hora, aproximadamente. Prepare-a de acordo com a instrução da embalagem. Dica: com 100 g de cola você consegue colar o equivalente a 30 m².
O que fazer com as tomadas e interruptores?
Deixe o papel de parede passar por cima deles. Quando o papel estiver seco, faça um corte no formato de uma cruz sobre a tomada ou interruptor. Em seguida, abra as partes cortadas com cuidado. Arremate cortando em volta com o estilete afiado.

Um quarto muito mais aconchegante
A publicitária Lucila Zahran Turqueto, editora do blog Casa de Valentina, de São Paulo, resolveu decorar o quarto com papel de parede. Ela optou pela linha Mata, da coleção Marcelo Rosenbaum, da Bobinex. Confira o antes e o depois da transformação do quarto e, abaixo, os comentários de Lucila sobre seu novo quarto:
Antes e depois de quarto com papel de parede
"Quando comecei a montar minha casa, em 2009, pesquisei bastante sobre decoração. Aí, criei um site, o Casa de Valentina, e me apaixonei por tudo que pudesse transformar os ambientes. Quando minha casa ficou pronta, decidi fazer uma festa de inauguração. Foi aí que resolvi aplicar papel de parede no meu quarto. Achava o cômodo sem graça. Faltava um elemento que o tornasse acolhedor. O problema é que decidi fazer isso em cima da hora e não encontrei um profissional com tempo hábil. Então, me aventurei: comprei dois rolos por R$ 100 cada um. Nunca tinha aplicado um papel de parede e não posso dizer que foi uma experiência tranquila. Precisei de muita paciência e cuidado em todo o processo. Calcular a quantidade a ser utilizada e aplicar o papel sozinha foram as tarefas mais difíceis. Levei cerca de seis horas, mas adorei o resultado: meu quarto ficou superaconchegante!"
Fonte: mdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário