quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

DIY/FVM: Luminária com garrafa de vidro


Garrafas vazias de refrigerantes, sucos, vinhos, azeites ou qualquer outra coisa podem ser transformadas em luminárias sustentáveis e originais. Basta seguir esse passo a passo feito pelo pessoal do Instructables.com e criar uma peça única que dará uma cara nova a qualquer ambiente.


Você vai precisar de:
. Garrafas de vidro vazias;
. Tinta em spray (opcional);
. Fita adesiva;
. Ferramentas para perfurar e lixar;
. Broca diamantada;
. Pisca-pisca ou luzes de natal

1º passo: Limpar a garrafa


A primeira coisa a ser feita é limpar a garrafa. Retire o rótulo e lave-a bem para retirar qualquer resíduo de bebida ou outra substância. Depois, seque-a totalmente antes de iniciar o próximo passo. Restos de água dificultarão as próximas etapas.

2º passo: Pinte


Escolha as cores que quiser e pulverize uma fina camada de tinta na garrafa. Aguarde secar por pelo menos 24 horas antes de começar a perfurá-la.

3º passo: Proteja com a fita


Para começar a perfurar a garrafa de vidro sem correr o risco de ela trincar ou quebrar, coloque uma fita no local onde você deseja fazer o furo. É por ali que os fios do pisca-pisca irão passar depois de tudo pronto.

Fique atento à quantidade de fita que você irá colar no frasco, já que a tendência é que a tinta descasque quando você retirar o adesivo. Por isso, evite colocar fita em uma área muito grande da garrafa.

4º passo: Escolha qual broca usar


É fundamental escolher corretamente qual o modelo de broca que você irá usar para perfurar a garrafa. O criador da luminária conta que começou usando um modelo circular, seguido por um com ponta para quebrar o vidro, e, por fim, um mais longo para aumentar o diâmetro do furo.


5º passo: Comece a perfurar


A fita adesiva irá evitar que a broca escorregue do lugar marcado. Comece devagar e não faça muita pressão para evitar que o vidro quebre. Depois que você conseguir fazer o furo, pode remover a fita e continuar perfurando lentamente. Tanto a broca quanto o vidro vão aquecer com o tempo. Por isso é recomendável fazer o furo aos poucos, parando algumas vezes para que o material esfrie.


6º passo: Aumente o furo


Trabalhe um pouco ao redor do furo para que ele fique largo o suficiente para passar as luzes de natal. Vá testando para ver o quanto será preciso aumentá-lo até que as lâmpadas passem. Depois, lave a garrafa para retirar os resíduos e seque-a totalmente antes de colocar os pisca-piscas.

7º passo: Acabamento


Para obter um ar mais vintage, você pode usar a fita adesiva para descascar um pouco da pintura. Já aqueles que preferem um visual certinho podem aproveitar o momento para dar o acabamento na pintura ou fazer alguns detalhes finais.

8º passo: Coloque as luzes


Agora coloque as luzes dentro da garrafa e ligue-as na tomada. Você pode usar garrafas de todos os tamanhos – lembre apenas que quanto maior o recipiente, mais luzes serão necessárias.

Está pronto! Agora é só enfeitar sua mesa de trabalho, cabeceira ou qualquer outro cômodo da casa com essa luminária cheia de estilo e sustentabilidade!

Você pode ler esta matéria no Portal EcoD.




Nenhum comentário:

Postar um comentário