segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Eco-design

O Eco-design é a aplicação de requerimentos ambientais/ projetuais desde o inicio, substituindo matéria prima, materiais, tecnologia, processos, manufatura por outros menos nocivos ao meio ambiente. Esta consciência também é responsabilidade do consumidor, já que ele faz parte do pós-consumo do produto. Eco-design é, acima de tudo, o reconhecimento de que como civilização devemos nós aproximar novamente da Natureza e aprender ou reaprender dela.

Algumas industrias tem a politica de recolher o produto usado, especialmente se e´eletrônico, tecnológico e leva-lo de volta a fabrica, para revisão, troca de elementos e posterior venda a um preço menor. Essa politica ambiental chama-se Logistica Reversa.

O estudo detalhado do ciclo de vida dos produtos por parte de engenheiros, designers é fundamental para compreender como o produto pode ser melhorado ambientalmente em todas as suas etapas como extração, design, engenharia, manufatura, transporte, comercialização, consumo/utilização e descarte.



Eco-design ou Design ecológico é o termo para uma crescente tendência nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o objetivo principal é projetar o âmbito urbano-arquitetônico, produtos, sistemas e serviços que reduzam o uso de recursos não-renováveis e/ ou minimizem o impacto ambiental. Sabemos hoje que grande parte dos problemas ambientais foram causados pela mesma Engenharia, Design, Manufatura convencional que sempre desconsiderou qualquer posterior impacto ambiental ao projetar,manufaturar, transportar bens e serviços.


Alguns principios abaixo do eco-design são fielmente cumpridos desde o momento em que o designer e engenheiro tem um novo projeto. O eco-design também permite exploração de novos conceitos de produtos, sistemas, serviços para a conscientização do propio consumidor. Assim ele é capaz de perceber como o seu estilo de vida prejudica o ambiente e como é possivel melhorar a relação homem - natureza.

O design ecológico pode ser classificado como uma etapa anterior ao design sustentável, conceito usado erronêamente, ja´que a ideia de uma sociedade sustentável em todos os seus âmbitos implica uma mudança de todos os sistemas de produção, manufatura, consumo e pós-consumo. Essa mudança ainda não e´possivel, assim por agora temos o design apenas ecológico e não sustentável.

Princípios do Eco-Design

  • Escolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, não-tóxicos ou de produção sustentável ou reciclados, ou que requerem menos energia na fabricação.
  • Eficiência energética: utilizar processos de fabricação com menos energia.
  • Qualidade e durabilidade: produzir produtos que durem mais tempo e funcionem melhor a fim de gerar menos lixo;
  • Modularidade: criar objetos cujas peças possam ser trocadas em caso de defeito, pois assim não é todo o produto que é substituído, o que também gera menos lixo.
  • Reutilização/Reaproveitamento: Propor objetos feitos a partir da reutilização ou reaproveitamento de outros objetos; projetar o objeto para sobreviver seu ciclo de vida, criar ciclos fechados sustentáveis.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário